Videos

Alguns dos melhores Chefs portugueses reúnem-se para apresentação do Bacalhau mais exclusivo.

Foi em 2017 que a Lugrade depois de anos de preparação apresentou ao mundo o Vintage. Este foi o nome atribuído para a cura das curas, para o que representa para muitos o melhor da história desta Tradição.
O Bacalhau Vintage começa a sua longa jornada na Islândia, na Baía de Keflavik, onde é pescado de uma forma sustentável. Aqui  é feita a primeira seleção, sempre no período pré-desova. Depois de capturado e salgado no mesmo dia, dá inicio à sua viagem até Portugal. Já em solo luso continua a sua cura em sal de 18 meses. Terminado este processo, é submetido à secagem, durante uma semana, para depois ficar em repouso durante 2 meses. No total são 20 meses de cura. Este ano são 5000 exemplares, numerados e selados.
Dia 8 de Novembro a Lugrade celebrou 5 anos de 5 edições deste exclusivo produtomade in Portugal. Neste encontro reuniram-se à mesa para  saborear cada um dos anos do Bacalhau Lugrade Vintage. Pela primeira vez os presentes provaram a nova edição de 2021 e a edição de 2017, já com mais de 72 meses de cura, para além das restantes 3 edições. O Chef Diogo Rocha (Mesa de Lemos – Estrela Michelin) esteve ao leme desta prova vertical de Bacalhau Lugrade Vintage, em que se avaliou cada uma das 5 edições, de cada um dos 5 anos deste produto tão exclusivo. Este evento reuniu amantes da gastronomia portuguesa, entre outros Chefs estrelados, críticos gastronómicos e enólogos, do nosso país e não só – de Singapura, veio o Chef daquele que é considerado o melhor restaurante do sudeste asiático (2021).