Receitas

Inspire-se…

Migas de Bacalhau com Poejos “Cozinha tradicional Portuguesa”
Ingredientes

300 g de Bacalhau (cubos do lombo demolhados e ultracongelados sem espinhas Lugrade)

750 g de pão caseiro (alentejano)

1 molho pequeno de poejos

2 ovos

2,5 dl de azeite

2 dentes de alho

Preparação

Coze-se o Bacalhau. Em seguida escorre-se e limpa-se de peles. Reserva-se a água. Corta-se o pão em fatias finas e espalham os poejos por cima (apenas as folhas). Escalda-se o pão com cerca de 2,5 dl da água de cozer o Bacalhau, a qual se levou a ferver. Tapa-se e deixa-se abeberar durante 10 minutos. Em seguida junta-se ao pão o Bacalhau desfiado; juntam-se ainda os 2 ovos inteiros e bate-se tudo de modo a obter uma papa. À parte, num tacho, levam-se os dentes de alho a alourar com o azeite. Retiram-se os alhos, junta-se ao azeite a mistura de pão e Bacalhau e, sobre lume, vai-se mexendo para enxugar o preparado, sem, contudo, o deixar muito duro.
Ao ser escaldado o pão deve ficar todo embebido, mas não aguado, isto é, não deverá existir água visível no fundo da tigela.

 

As receitas foram confecionadas pelas cozinheiras da Lugrade Alice Fernandes e Graça Santos. As Fotografias pelo Mário Ambrósio. Supervisão Chef Diogo Rocha. Este conteúdo da Lugrade foi aprovado pela autora Maria de Lurdes Modesto.