2 Postas de Bacalhau Lugrade
500g de farinha
5g de fermento de padeiro
1 Colher de chá de sal
100g de margarina
3 Cebolas grandes
5dl de azeite
Azeite para untar
Peneira-se a farinha para um alguidar, junta-se o fermento de padeiro desfeito num pouco de água morna, onde se diluiu o sal, e trabalha-se tudo de modo a obter uma massa dura.
Adiciona-se depois a margarina amolecida, a pouco e pouco, e amassando.
Quando a massa se desprender das mãos e do alguidar e fizer bolhas, está pronta.
Polvilha-se com um pouco de farinha, tapa-se com um pano e embrulha-se num cobertor.
Põe-se a levedar em local temperado durante cerca de 1 hora ou até a massa dobrar de volume. Entretanto, picam-se muito grosseiramente as cebolas e deitam-se num tacho com azeite. Juntam-se as postas de bacalhau demolhado, sem peles e sem espinhas e feitas em lascas. Deixam-se cozer até o bacalhau estar macio.
Quando a massa estiver levedada, retiram-se cerca de dois terços da porção e põe-se esta massa num tabuleiro untado com azeite. Este tabuleiro deverá medir cerca de 40cm x 30cm. Molham-se as mãos com azeite e começa-se a esticar a massa de modo a cobrir o fundo e as paredes do tabuleiro.
Dispõe-se por cima o recheio de bacalhau e cebola e cobre-se com a restante massa esticada. Puxam-se os lados da massa sobre a parte de cima e dobram-se as pontas unindo a massa para não deixar escapar o recheio.
Unta-se toda a superfície da bola com mais azeite e leva-se a cozer em forno bem quente.
*Esta bola deve ficar muito baixa, não devendo atingir mais do que 3cm de altura.
As receitas foram confecionadas pelas cozinheiras da Lugrade, Alice Fernandes e Graça Santos. As fotografias são do Mário Ambrózio. A supervisão do Chef Diogo Rocha. Este conteúdo da Lugrade foi aprovado pela autora Maria de Lourdes Modesto.